Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart

Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 1 Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 2 Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 3 Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 4 Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 5 Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 6 Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 7 Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 8 Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 9 Carrinhos Abandonados, Recuperação e Gráficos para Opencart - Foto 10
  • Descrição

Finalmente uma solução para os Carrinhos Abandonados ou melhor chamados de Pedidos Perdidos no Opencart. Como sabemos todos os Pedidos que não são finalizados, viram Pedidos Perdidos e com isso a loja não converte e deixa de lucrar com um possível Pedido completo.
Mas que tal recuperar esses Pedidos, ou melhor, fazer o cliente voltar no site e finalizar um Pedido, com isso gerando uma conversão e lucros para a Loja, mesmo sendo um cliente já da loja, só que por algum motivo não fechou o pedido anteriormente.
Para Opencart 2.x. e 1.5.x

Obs: Caso use o Opencart 2.1.x ou mais atual, recomendamos o Recuperar Carrinho Premium para Opencart 2, a partir da 2.1, o Carrinho é salvo no Banco de dados, por isso nesse outro módulo, conseguimos lidar diretamente com o Carrinho, fazendo um envio personalizado por cliente. Para 2.1.x, iremos só manter ele, já que ele é superior, por lidar direto com o Carrinho.
Caso já tenha comprado esse e queira um dia atualizar para o Recuperar Carrinho Premium, nós informe, que cobramos apenas a diferença de valores entre eles.

Existem diversas formas para recuperar Carrinhos Abandonados, mas a mais usada e mais efetiva é o E-mail. Uma pesquisa na Forrester, concluiu que 46% dos clientes que tem carrinhos abandonados (pedidos perdidos) voltam ao site e finalizam a compra, quando recebem e-mails.

Vamos a alguns dados sobre Carrinhos Abandonados:

  • Taxa Média de Abandono: 81%
  • Nos setores de viagem: 68%, moda e varejo: 86% e finanças: 82%
  • Taxa Média de Campanhas de Recuperação de Carrinhos:
  • 53% de e-mails abertos
  • Nos setores de viagem: 55%, moda e varejo: 51% e finanças: 52%
  • Taxa Média de e-mails clicados: 32%
  • Nos setores de viagem: 30%, moda e varejo: 38% e finanças: 39%
  • Taxa média de conversão por cliques em todos os setores: 25%

Fonte: E-commerce Brasil

Como podemos ver, o Abandonado de Carrinhos ou Pedidos Perdidos está presente em qualquer loja, não tem mágica para evitar isso, mas tem como recuperar e transformar em uma venda completa e é nisso que este módulo propõem em ajudar.
Com ele você personaliza o seu e-mail usando um editor de texto completo, o mesmo usado no Opencart, podendo colocar html, imagens e personalizar todo o conteúdo do e-mail.
Também pode personalizar o Assunto do e-mail, outro fator importante para esse tipo de mensagem.
Além disso tem gráficos e dados sobre os e-mails enviados, abertos, clicados, enfim se está tendo resultado, apenas para quem usa o Mandrill.

O que faz

  • Envia e-mails para os Carrinhos Abandonados (Pedidos Perdidos)
  • Configuração completa no Painel
  • Pode enviar pelo Mandrill e usando Tag para rastrear
  • Gráficos do Mandrill, informando quantidade de e-mails enviados, abertos, clicados, marcados como spam...
  • Tabela com os últimos Pedidos Perdidos para Opencart 1.5.x 
  • Gráfico mostrando os Pedidos Perdidos em relação ao número de clientes
  • Conteúdo personalizado usando editor de texto do Opencart
  • Assunto personalizado
  • Marcação da quantidade de e-mails enviados por Pedido Perdido
  • Limitar a quantidade de e-mails enviados para um mesmo Pedido
  • Limitar o envio para Pedidos antigos
  • Envio uma vez por e-mail, mesmo que ele tenha vários Pedidos Perdidos, evitando de enviar vários e-mails para o mesmo cliente, por exemplo: Se um cliente tem 5 pedidos Perdidos, só vai receber 1 e-mail
  • Envio automático usando Cron Job
  • Atalho no Menu para os Gráficos e Configurações para Opencart 1.5.x
  • Painel Code Market para Opencart 2.x

27/11/2016 - Brinde, o módulo Mandrill API - Envie seus E-mails de forma Profissional para Opencart

Demostração
Login e Senha já preenchidos, não é possível modificar os dados, apenas ver.
Verifique na página de entrada do Administrador a Tabela e Gráfico com os Pedidos Perdidos.
Depois no Menu em Code Market tem o atalho para os Gráficos e Configuração do Módulo com um conteúdo de exemplo.

Criando o Assunto e o Conteúdo do e-mail:
Use os mesmos princípios do E-mail Marketing, um especialista em E-mail Marketing pode ajudar nisso, recomendamos que crie um assunto interessante, que chame a atenção do cliente e depois um conteúdo direto com o objetivo que a loja pretende, pode ser ver se o cliente teve algum problema, oferecer um cupom de desconto e lembre-se de sempre por o link da loja para o cliente voltar ou então um botão com o objetivo de levar o cliente de volta a loja, como Vamos fechar o Pedido!, Compre Agora, Veja seu Desconto, entre outras formas. O Footer é recomendado manter o padrão da loja, o logo é opcional por em cima, costumamos deixar apenas em baixo e destacar mais o conteúdo.
Também é interessante fazer testes, usar um assunto e depois de algumas análises com o Mandrill mudar de novo e ver qual teve mais e-mails abertos. Depois fazer o mesmo com o conteúdo e ver os que dão mais resultados para a loja. O objetivo é o cliente clicar no link que leve até a loja para ele finalizar a compra ou fazer uma nova compra.
A loja pode oferecer Cupom de Desconto, outra forma de desconto para atrair o cliente ou tentar ver qual foi a dificuldade do cliente ou motivo de ter desistido e ajudar ele com isso, podendo inclusive fidelizar o cliente.

Configuração:
Configure o módulo corretamente e depois clique em Salvar.
Ativar: Marque se quiser ativar o Módulo, para informar o Cliente quando tiver Pedidos Pendentes
Mandrill Ativo: Marque se tiver o Mandrill instalado, no caso o Mandrill feito pela Code Market
Mandrill API Key: Informe a API do Mandrill, se quiser saber alguns relatórios dos e-mails enviados
Tag Mandrill: Caso tenha o Mandrill instalado, informe a Tag para esse tipo de envio. Depois pode acompanhar os e-mails enviado com base nessa tag.
Exemplo: Informativo Recuperar Carrinho.
Rodar a partir de X dias anteriores: Informe um número inteiro, representando o dia a partir do qual será enviado o e-mail.
Exemplo: Se coloca 3 e o e-mail é enviado no dia 11, então 11-3 = 8, logo o módulo analisa pedidos perdidos com data de modificação a partir do dia 8 até o dia 11. Lembrando também que o módulo marca na tabela do pedido cada envio.
Limites de E-mails enviados por Pedido: Informe um número inteiro, para o limite de e-mails enviados por Pedido.
Exemplo: Enviou um e-mail para teste@email.com.br no Pedido 10 e ele já tinha 1 envio, ficando com 2. Se você colocou 2 nesse opção, então no próximo envio, esse Pedido já não vai mais ter e-mail enviado.
Isso evita de ficar mandando e-mails para Pedidos que já receberam vários e-mails, recomendamos deixar em em 1 ou 2.
Lembrando que pode ter e-mails iguais em vários Pedidos, porém só é enviado 1 e-mail nesses casos e marcado o envio normalmente.
Assunto: Informe como vai aparecer o Assunto do E-mail: Exemplo: Pedido Pendente - Nome da sua Loja.
Conteúdo do E-mail: Crie o conteúdo do e-mail, podendo por textos, html, imagens, entre outros recursos.
Rodar Função: Clique aqui para rodar o Módulo e enviar os E-mails aos clientes que tem pedidos Perdidos e de acordo com a configurações acima.

Rodar automaticamente - Cron Job
Para isso, basta configurar o Cron Job da sua hospedagem para rodar a seguinte URL: seusite.com.br/index.php?route=module/codemarket_carrinhos_abandonados/enviar
Troque o seusite.com.br pelo seu domínio. Recomendamos deixar rodando 1 vez por dia pelo menos. Pesquisas mostram que quanto mais rápido o cliente é informado, maior é a chance de recuperação.

No caso do Cron Job é recomendado mudar o nome da função, para evitar que outra pesso rode sem a loja querer. Para isso abra o arquivo codemarket_carrinhos_abandonados.php, que fica em catalog/controller/module/ .
Depois vai até public function enviar() e altere o enviar para qualquer outro nome e depois troque no endereço do cron job o enviar pelo que mudou nessa linha.

Atualização
08/11/2015

  • Atualizado para Opencart 2 até 2.0.3.1.
  • Painel Code Market para Opencart 2.x

Observação
Módulo mantido apenas até o Opencart 2.0.3.1, recomendamos que compre o Recuperar Carrinho Premium, caso tenha Opencart 2.1.x ou mais atual, ele é superior a esté módulo devido os novos recursos da 2.1.x em diante.
Caso já tenha comprado esse e queira um dia atualizar para o outro, nós informe, que cobramos apenas a diferença de valores entre eles.

Boleto (5% off) ou 4x sem juros
R$130,00

Licença para um domínio
Código 100% original
Produto Premium
3 meses de suporte e atualização

122 vendas
Histórico do Autor
  • 77 produtos
  • 9568 vendas
  • 229 avaliações